Algumas questões devem ser respondidas…

Como fazer com que toda a organização consiga enxergar os processos que a levam a oferecer valor aos seus clientes?  Como comunicar pessoas de diferentes áreas e níveis de uma forma simples e precisa? Como verificar onde encontram-se os principais desperdícios nas atividades realizadas em uma organização? Como verificar possíveis resultados de planos de ação dentro do fluxo de trabalho?

… e a resposta para todas elas é: “Com um mapa!”

O mapa de fluxo de valor é uma ferramenta de análise e comunicação que visa recriar, de forma simplificada, a trajetória de atividades que uma família de produto percorre até encontrar seu cliente final.

Muitas vezes acreditamos conhecer muito bem nosso fluxo de valor, porém a visão de pessoas de áreas e níveis distintos nem sempre é a mesma. A fim de eliminar distorções e formar um conceito claro é importante que todos sejam apresentados à mesma estrutura. Por isso, o mapa de fluxo de valor traz a melhor representação daquilo que fazemos.

Ainda através do mapa de fluxo de valor, verificamos onde se encontram os desperdícios e, ainda mais, quais desperdícios oferecerão maiores ganhos quando combatidos. Dessa forma, a elaboração de planos de ação torna-se mais efetiva e garante o comprometimento de toda a equipe.

 

Conhecer seu mapa de fluxo de valor e saber como utilizá-lo na construção de uma empresa enxuta é o primeiro passo de uma jornada lean de sucesso. Não perca a chance de desenhar o mapa de fluxo de valor de sua organização e iniciar também a sua jornada!

 

 

Conteúdo do curso

Aula 1: Mapeamento do Fluxo de Valor 1 (31:33 min)

  • Noções Gerais da Ferramenta

Aula 2: Mapeamento do Fluxo de Valor 2 (30:25 min)

  • Exemplo de Mapeamento Fábrica Quadrex

Aula 3: Mapeamento do Fluxo de Valor 3 (26:00 min)

  • Exercício Prático Fábrica de Carretas