Entender como eliminar os desperdícios e projetar um cenário futuro enxuto

Um grande problema para muitas organizações de saúde é não entender onde estão os desperdícios que estão encarecendo sua operação e tornando o tempo de tratamento do paciente mais demorado. Para isso, o primeiro passo é elaborar o mapa de fluxo de valor do estado atual. Ele o ajudará a enxergar como os pacientes, as informações e os materiais e medicamentos fluem dentro da Instituição e quais são os pontos de gargalo que mais impactam nos resultados esperados.  Após ter clareza de como os processos atuais estão estruturados, devemos buscar projetar uma situação futura diferente, mais enxuta, mais eficiente e livre dos desperdícios atuais. Para isso, o mapa de fluxo de valor deve ser projetado.

 

O mapa de fluxo de valor futuro é o próximo passo

A construção do mapa de fluxo de valor futuro mostra aonde queremos chegar e quais melhorias organizacionais farão parte desse caminho.
A metodologia para o desenho de um mapa futuro e ainda exemplos claros de implantações de soluções serão dados neste módulo. Apresentaremos aqui as principais recomendações para a elaboração de um mapa de fluxo de valor futuro executável em ambientes hospitalares, exemplificando soluções baseadas nas ferramentas Lean.