A dificuldade em consolidar resultados através de melhorias

Cerca de 70% das indústrias americanas empregam a produção enxuta como método de melhoria e, no entanto, apenas 2% das empresas afirmam terem alcançado totalmente seus objetivos nesta jornada. Ainda, menos de 1/4 (24%) relatam alcançar resultados significativos.

Muitas empresas tentam simplesmente empregar algumas ferramentas da produção enxuta como forma de “carimbar” seu sistema como lean, sem entender as bases fundamentais da mudança em termos práticos e, também, de técnicas e estilo de gestão.

Mas, então, como podemos evitar a frustração de uma empreitada com resultados muito abaixo dos esperados e, o que é pior, tornando as pessoas refratárias à novas iniciativas de mudança e melhoria?

 

Princípios de gestão do maior fabricante do mundo

Inicialmente, precisamos entender que o Modelo Toyota consiste de princípios que nortearam uma empresa consagrada pela eficiência de seus processos, rigidez no controle de custos e alta produtividade. É extremamente útil conhecê-los e compreender quais deles se aplicam ao nosso negócio.

Eles fazem parte de um encadeamento que permeia todo o negócio, iniciando-se pela formação de uma visão de longo prazo (filosofia do sistema) para, em seguida, analisar e otimizar incansavelmente os processos visando a eliminação de perdas (por meio de 7 princípios).

A extensão dos princípios passa a desenvolver e desafiar as pessoas (funcionários e parceiros) para que vivenciem os princípios e formem lideranças que vivam a filosofia e, na sequência, construir diretrizes sistemáticas para aprendizagem e melhoria contínua.

Entenda os princípios de gestão do maior fabricante do mundo e a forma de administração que revolucionou seus resultados de produtividade e lucratividade!

Conteúdo do curso

Aula 1: Introdução ao Modelo Toyota (12min)

  • Por que fazer este módulo
  • Os “4 P´s” do Modelo Toyota
  • Filosofia (Philosophy): pensamento de longo prazo
  • Funcionários e parceiros (People / Partners): respeitar, desafiar e desenvolver

Aula 2: Processo: eliminação de perdas (59min)

  • Criar um “fluxo” de processo para trazer os problemas à tona
  • Utilizar sistemas de puxar para evitar a superprodução
  • Nivelar a carga de trabalho
  • Parar quando houver problema de qualidade (autonomação)
  • Padronizar tarefas para melhoria contínua
  • Usar controles visuais para que os problemas não passem despercebidos
  • Usar somente tecnologia confiável totalmente testada

Aula 3: Funcionários e Parceiros (People / Partners): respeitar, desafiar e desenvolver (9min)

  • Desenvolver líderes que vivenciam a filosofia
  • Respeitar, desenvolver e desafiar pessoas e equipes
  • Respeitar, desafiar e auxiliar os fornecedores

Aula 4: Solução de problemas (Problem Solving): aprendizagem e melhoria contínua (13min)

  • Aprendizagem contínua através do Kaizen
  • Ver por si mesmo (Genchi Genbutsu)
  • Tomar decisão por consenso e implantar com rapidez (Nemawachi)